quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ironia Superficial

Observava eu o perfil de uma anônima em um site de relacionamentos, e em meio as frivolidades de sempre, uma, me chamou atenção: "Vivo a vida intensamente". Fiquei ressabiado, e pensativo.... Depois de olhar alguma de suas fotos (as de sempre, a menina fica de fron ao espelho e faz uma sessão de fotos dela mesma cheia de caras e bocas), imaginei como ela vive a vida dela intensamente.... Me parecia mas uma daquelas frequentadoras de micaretas, que são fans de grupos bahianos de Axé music, e se emocionam com a Cláudia Leite interpretando algum brega lentinho.... Aquele tipo que não sabe que faculdade faz e escolhe Ed. Fisica, "fisiotreparia" ou Adm( nada contra esses cursos)... Ou que se diz frequentadora de raves, e vai pras festas usando todo um figurino, com um pirulito na boca, completamente anfetaminada sem se quer saber o que se está passando ao seu redor... Bem, isso não vem ao caso.... Fiquei uns minutos pensando com meus botões e cheguei a uma dúvida aterradora.... Porque será que os jovens da pós modernidade se interessam cada vez menos pelo intelectual.... Ser ignorante, falar errado, é cada vez mas legal nos dias de hoje.... É dificil encontrar jovens , nos próprios cursos superiores, que ainda achem instigante debater sociologia, linguagens literárias, política, movimentos sociais e etc... Nos veículos de comunicação, o que vemos são cada vez mas "aberrações", estúpidos mediocres personagens oriundos de reality show, ocupam as vagas dos profissionais de comunicação e transformam o entretenimento num verdadeiro circo de horrores. Sem falar nesses canais que se auto entitulam música na televisão brasileira e ridicularizam a cultura nacional inscitando cada vez mas o consumo desse lixo homogenizado. Nossa sorte, é que nem todo receptor é globalizado....Tenho que concordar que a globolização nos trouxe vários benefícios, porém a perda de nossa identidade cultural é algo que me entristece muito, me tira o sono.... Ver o vocalista da Banda "NXZERO" ganhar o troféu de melhor cantor em um desses prêmios conceituados da música brasileira, me fez sentir vergonha, da falta de vergonha na cara de nossa podre indústria fonográfica e midiática. Esses dias, assisti no "youtube", um compacto do festival da música de 1967 (se não me engano) e estava vendo as perfomaces de Edu lobo e quarteto em si interpretando a música "Ponteio" e logo após o Chico cantando Roda Viva com o Mpb4.... A qualidade músical e de arranjos daquelas composições, as letras inteligentes, subliminares e aquela atmosfera sentimental de patriotismo, realmente me trasportaram pra um outro tempo.....Um tempo onde nos voltavamos pra nossa própria realidade, uma pitada daquilo que Durkheim pregava sobre solidariedade orgânica, um pensamento coletivo em prol de um interesse nativo. Hoje em dia não, legal mesmo é consumir e estar por dentro do que vem de fora.. Aí sim! você é um cara interado e integrado.... Os jovens conhecem o "Akon", também conhecem NXZERO, e mas um monte dessas tentativas mercadológicas....Porém não fazem a menor idéia de quem é Machado de Assis , Policarpo Quaresma, Cartola, e detestam essas coisas "chatas" e "nada have" como o maracatú e o choro....Será que isso é viver intensamente??? Sem mas críticas dirigidas, gostaria de ressaltar que a música e a cultura brasileira são nossos bens mas preciosos, que vão estar sempre imortalizados pelas obras de nossa brava gente, mesmo que está anomia tendenciosa globalizada tente fazer com que as novas gerações as esqueçam.

- DANIEL ILÊ

2 comentários:

Larissa Christ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Christ disse...

Mais um ótimo texto seu que me fascina e diria até que influenciam em alguns fatores de minha vida.
Em seus relatos sim podemos discernir o que é bom do que é ruim. Sou suspeita..

Parabéns Ilê! Você vai longe com essa sua fé grandiosa em tudo que faz e deseja.